A segmentação de publicidade para um público-alvo específico é uma das estratégias de remarketing que são aplicadas constantemente pelas empresas que trabalham no setor do varejo e precisam “reativar” o cliente.
Muitos leads que chegam até uma loja virtual ou a um e-commerce não dão continuidade à jornada de compra, o que indica que não existe uma conversão efetiva para clientes, o que precisa ser identificado e aprimorado.
Além disso, o funil de vendas precisa ser ativado e reativado, com atrativos com significado relevante aos usuários para que os negócios possam ser finalizados ou mesmo um cliente retorne a consumir.
O impacto proporcionado pelas estratégias de remarketing são uma forma de aumentar as chances de clicar no botão “finalizar compra” e fidelizar o cliente.
Para tanto, os empreendedores precisam entender como funciona essa mecânica que envolve os modelos de marketing, bem como quais os fatores que ocasionam a desistência (ou maneiras de fazer com que o cliente retorne para novas compras).
Com isso, não é incomum que – neste ponto – surjam dúvidas sobre como a publicidade deve ser feita para ter sucesso e esses clientes efetivem a compra.
Afinal, é preciso criar campanhas mais abrangentes ou segmentadas? Quais as chances de sucesso de vendas de um produto? E o encalhe?
São perguntas que não podem ser respondidas de maneira afirmativa, pois cada caso demonstra características únicas, que são estabelecidas por diferentes aspectos dos negócios e devem ser avaliadas conforme o segmento, objetivo, tamanho. Outros fatores que devem ser levados em consideração são:
- Atendimento ao público-alvo;
- Divulgação da marca;
- Pesquisa de mercado;
- Realidade econômica.
Dessa forma, é preciso conhecer o mercado consumidor, entendendo que as estratégias de remarketing são peças na estruturação de um planejamento adequado para envolver todos os elementos que interessam no número de vendas e de modo a fidelizar e converter o usuário.
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A constância nas estratégias de remarketing de empresas
Para saber e entender o que é o remarketing, basta lembrar da insistência constante dos comerciais nos intervalos de programas de TV, ou então das intervenções em vídeos disponíveis na plataforma digital na internet.
Por isso, é preciso fazer um planejamento adequado para que as estratégias de remarketing atinjam o público adequado e não seja apenas uma forma de gastar dinheiro sem o devido ROI (Return Over Investiment), ou melhor, o retorno sobre o investimento.
A estratégia de remarketing não significa que o Marketing Digital não foi bem sucedido em um primeiro momento, mas sim que é preciso efetivar a transação, e é interessante avaliar o processo de check-out e demais melhorias, por exemplo, para que a conversão ocorra.
Assim, diferentes aspectos do marketing digital e o remarketing podem ser aplicados para atender ainda mais um público ávido em consumir.
Tais campanhas podem ser aplicadas, por exemplo, quando uma rede de restaurantes de fast food anuncia um novo lanche no cardápio, ou então uma fábrica de refrigerantes lança um novo sabor no mercado.
Utilizando as plataformas digitais é possível reforçar a marca junto ao público consumidor e trabalhar a divulgação em diferentes localidades, segmentos e interesses públicos, bem como identificar a resposta do público ideal.
O ROI pode ser uma maneira de mensurar os resultados das estratégias de remarketing e mensurar se teve o alcance desejado. Basta verificar se clientes que chegaram a colocar os produtos em um carrinho da loja virtual e não finalizou a compra em um primeiro momento, voltou após os novos contatos e ações.
A geração de um e-mail automatizado para servir como lembrete de que o cliente em potencial tem um produto pendente para compra à disposição pode ser muito efetivo nesse momento, visto que algo que não a desistência pode ter levado o usuário a não concluir o check-out.
Contudo, se outros aspectos para a desistência fossem identificados, cabe à empresa oferecer vantagens como custo menor antes de um aumento, ou então benefícios como um cupom de desconto ou frete grátis até o fechamento da compra em período estipulado.
Veja também: Postar quantas vezes por semana nas redes sociais?
A ocupação das redes sociais na vida de leads
As postagens de familiares e amigos nas redes sociais são intercaladas com propagandas de empresas que possuem afinidade com os usuários.
Isso só é possível pois as empresas digitais aplicam algoritmos para entregar algo de interesse específico ao público-alvo.
O descontentamento com uma ou outra propaganda permite o direcionamento adequado de banners ou vídeos para leads seletos, direcionando para a jornada de compra em sites especializados.
As lojas virtuais e demais e-commerces recebem esses leads e trabalham os dados disponibilizados aplicando o funil de vendas.
No caso das redes sociais, a execução desse processo pode ter um direcionamento mais imediato com a prática de SEO (Search Engine Optimization) direcionando a buscas associadas a hashtags (#) com palavras-chave pertinentes a determinados assuntos e interesses.
O investimento em ferramentas disponibilizadas pelas plataformas digitais que suportam as redes sociais, como o Instagram Ads, permite a identificação imediata por meio de postagens dos usuários.
Há ferramentas de pesquisa que são utilizadas com certa frequência, e que são disponibilizadas pelos leads de maneira automática, para que um benefício possa ser usufruído. Mesmo que seja apenas assistir a um vídeo pretendido desde o início.
Por se tratar de uma rede social que trabalha como foco principal a imagem, seja por fotos ou vídeos de curta duração, o investimento em profissionais da área é um diferencial, mesmo quando se trata de estratégias de remarketing.
O reaproveitamento de imagens, o investimento em diferentes influenciadores digitais, e a associação a links patrocinados pode proporcionar um novo dimensionamento à campanha de divulgação dos produtos e serviços oferecidos ao mercado consumidor.
É preciso estar onde a maioria está
Toda empresa precisa estreitar os laços de comunicação com o público-alvo e, seguindo a maioria dos internautas, as redes sociais são um dos canais de comunicação mais democráticos. Ou pelo menos são os mais acessados a partir da década de 2010.
Por isso é preciso que as empresas entendam como funciona o Facebook Ads, uma ferramenta que permite aplicar estratégias de remarketing utilizando os dados disponibilizados pelos leads, e o retargeting pois se trata de uma estratégia que envolve investimento de capital.
Vale reforçar, de qualquer forma, que essas não são soluções únicas e exclusivas, pois há muito mais que pode ser aplicado nos meios digitais como estratégia de comunicação.
Ainda mais quando se trata de procurar por leads que passam pela conversão em clientes em um segundo ou terceiro contato com a empresa em questão.
No caso dessa rede social, a maior em todo o mundo, há diversos motivos que justificam a aplicação de investimentos em campanhas, entre os quais:
- Captação de dados robusto;
- Custo-benefício atende todas empresas;
- Diversidade de público;
- Múltiplas possibilidades.
A audiência presente nesta plataforma digital alcança públicos diversificados, em todas as classes sociais, e retém dados que podem ser utilizados de forma inteligente, respeitando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Digitais).
A propaganda disponibilizada para os usuários permite que as métricas sejam aplicadas de acordo com a necessidade de remarketing, ou então dentro dos conformes do retargeting.
Ao longo do tempo, os ajustes podem ser aplicados, mesmo que uma campanha publicitária esteja em andamento. Isso porque a mensuração de dados pode ser acompanhada de maneira contínua.
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Site de busca é fonte nas estratégias de remarketing perene
As alternativas apresentadas dentro de um planejamento de marketing podem incluir ainda o SEO (Search Engine Optimization) para destacar as plataformas digitais de uma empresa nos sites de busca, mesmo que sejam as redes sociais ou sites corporativos.
Por isso é importante se atentar e identificar os benefícios relacionados a como anunciar no Google Ads e ter o link destacado no topo da página após uma busca. Isso aumenta o interesse de quem procura uma solução para um problema específico.
O investimento de capital, nesse caso, pode fazer parte das estratégias de remarketing, mantendo em exposição anúncios em forma de banner ou uma rede de links alternativos que demonstram uma marca específica.
Essa ferramenta utiliza algoritmos que permitem um caminho cíclico de usuários da internet. Isso ocorre quando alguém entra em um site, faz a navegação usual e chega até determinado ponto do funil de venda.
Quando essa pessoa sai do site e segue a rotina de pesquisa em outras plataformas digitais, o algoritmo insere um banner de direcionamento ao site de interesse inicial, promovendo o remarketing de forma automática.
Logo, a abordagem da equipe de vendas pode ser primordial para a finalização da compra que não foi realizada na primeira vez.
Por isso é preciso um treinamento eficiente e constante, para que se entenda qual o público que está sendo atendido e toda a atenção seja voltada para a finalização da compra.
Mesmo o pós-venda pode ser replicado pelo remarketing. Como exemplo pode-se identificar os clientes fidelizados e oferecer produtos ou serviços complementares.
O consumidor comprou um aparelho de TV? O remarketing vai apontar um home theater ou um aparelho de bluray. Ou ele precisa de conforto para aproveitar melhor esses equipamentos? A oferta de móveis estará à disposição na próxima oportunidade na jornada de compra.
Todos os recursos apresentados podem ser aplicados ao mesmo tempo dentro de uma campanha de divulgação de uma empresa, de produtos e serviços, ou então divididos conforme a estratégia estabelecida desde o início pelo negócio.
Outro destaque que vale a pena ressaltar está relacionado ao custo envolvido nesse modelo de negócio digital.
O alcance das peças publicitárias podem ser direcionadas de acordo com a localização, os interesses em comum, as palavras-chave, entre outras possibilidades permitidas pela criatividade, bom senso e pelo algoritmo aplicado pelas plataformas.
O impacto perante os consumidores e, consequentemente, junto aos concorrentes, é essencial e pode ser percebido conforme as metas estabelecidas forem alcançadas e os objetivos conquistados em forma de aumento de cliques e vendas.