Postar quantas vezes por semana nas redes sociais?

ByGabriel Maier

abr 11, 2021
Postar quantas vezes por semana nas redes sociais

Postar quantas vezes por semana nas redes sociais vai ser a melhor alternativa para o seu negócio ou para sua página? Esta é uma pergunta extremamente ampla e que requer um estudo aprofundado sobre as reais necessidades de publicações. 

Hoje, neste artigo, você vai entender melhor qual é a relação das publicações versus o tempo, de modo que você possa estipular um calendário que faça sentido para o seu plano de marketing.

No entanto, antes mesmo de adentrarmos no assunto, já fica aqui uma dica importantíssima para quem quer construir conteúdo de qualidade nas mídias sociais: postar todos os dias não é sinônimo de sucesso para o negócio. Tampouco, não postar quase nada também não é sinônimo de fracasso.

Vamos, juntos, encontrar um meio termo para tudo isso a partir de agora. Acompanhe!

Postar quantas vezes por semana nas redes sociais?

Se você tem dúvidas sobre a quantidade de publicações que você deve fazer durante o dia ou durante o mês, este artigo é pra você. Afinal, as mídias sociais simplesmente chegaram na nossa vida e transformaram totalmente o jeito que a gente faz negócios e gera vendas. 

Ninguém falou o que a gente tem que ou não fazer para ter sucesso nas plataformas. Parece que as coisas simplesmente acontecem por lá. Mas a verdade é que temos que ter uma estratégia de marketing adequada, de modo que possamos lidar com algoritmos que mudam a todo instante e comportamento do consumidor.

Tudo isso faz parte de um processo que é muito mais amplo e profundo do que a gente pensa. Fazer artesinhas e postagens de datas comemorativas não vai levar a sua empresa a lugar nenhum. Pelo contrário: pode onerar o orçamento!

Para que isto não aconteça, acompanhe o nosso plano de conteúdo para que você possa ficar por dentro do assunto.

Tenha um plano de conteúdo que faça sentido para o seu produto

Devo postar quantas vezes por semana nas redes sociais
Devo postar quantas vezes por semana nas redes sociais

Se você tem um posto de combustíveis e quer produzir conteúdo nas mídias sociais para engajar um potencial público, de nada adianta postar sobre maquiagem vegana barata, sobre os benefícios da maçã ou uma receita de comida vegetariana, não é mesmo? Concorda que, se você não trabalha com estes produtos, não há o menor motivo para falar sobre eles? Mas afinal, devo postar quantas vezes por semana nas redes sociais?

Isto pode soar óbvio, mas é muito comum encontrar páginas de mídias sociais de algumas empresas que usam conteúdos totalmente aleatórios, só para preencher aquele espaço. Afinal, ficam com a sensação de que “tem que postar a todo momento”, o que não é verdade.

Ter um plano de conteúdo que faça sentido para o seu produto é o primeiro passo. Portanto, você até pode falar de assuntos aleatórios, mas eles precisam ter alguma conexão com o seu produto em si. Neste caso, pode usar a criatividade a vontade para chegar em resultados promissores.

Quantidade não é qualidade

Até aqui, acho que você já percebeu que postar por postar não leva a lugar nenhum, não é mesmo? E a gente chega a esta constatação por um motivo simples e óbvio: quantidade não é sinônimo de qualidade. Ou seja, você não deve se ater a quantidade de postagens diárias ou mensais. Mas sim, a qualidade delas.

Postar quantas vezes por semana nas redes sociais?

Se você publica apenas uma vez no mês, mas a sua postagem é suficiente para movimentar sua página e gerar vendas para o mês inteiro, é isso que você tem que fazer. Agora, se você trabalha com produtos de varejo, talvez a melhor alternativa seja publicar com frequência, de modo a manter as pessoas sempre informadas sobre o que acontece nas prateleiras da sua loja.

Pense sempre que a linha do tempo das pessoas não é um espaço sem valor. Pelo contrário: ter a atenção de uma pessoa que está mexendo no celular é algo fantástico. Só que isto somente será possível com postagens que façam sentido, que atraiam interesse, que geram quebra de padrão e, finalmente, tenham qualidade.

Não poste por postar só para preencher aquele espaço!

Opte pela regularidade ao invés da aleatoriedade

Outra dica muito importante para você conseguir ter sucesso com suas redes sociais, é entender que a regularidade é muito mais valiosa do que as postagens aleatórias. Ou seja, você precisa postar sempre. Mas isto não significa que você precisa postar todos os dias. 

Ou seja, não importa se você posta uma vez por semana. O que importa é que você poste sempre uma vez por semana. Isto ajuda o algoritmo a entender que você continua atualizando sua página e as pessoas sabem que, neste dia, vai ter uma postagem.

Publicar todo dia é bom – Mas será que você vai conseguir?

Publicar todos os dias é ótimo. Se você puder publicar vinte vezes por dia, inclusive, recomendamos! Só que a pergunta é: você vai conseguir fazer isso com qualidade? Ou seja, você realmente vai conseguir se dedicar para produzir conteúdos de qualidade, do jeito que mencionamos anteriormente, para postar todos os dias?

Artigo Relacionado: Como Deletar Fotos Enviadas no Facebook Messenger?

Se conseguir, excelente. Se não conseguir, não há problema. Então, não force a barra. Haja com naturalidade e se faça presente nas redes sociais de maneira profissional, humanizada e com pretensões claras. Inclusive, falaremos sobre objetivos no próximo tópico. Acompanhe.

Tenha objetivos claros com suas publicações

Se há uma dica que faz todo sentido para quem quer entender quantas vezes postar quantas vezes por semana nas redes sociais, é esta: tenha objetivos! De nada adianta publicar de maneira aleatória e sem pretensões. 

Se você publicar só por publicar, não vai conseguir mensurar resultados e, consequentemente, vai achar que as mídias sociais não são boas.

Então, pergunte-se: por que você está publicando? Qual é o objetivo desta postagem específica? Encaixe tudo dentro de um plano que tenha um objetivo maior e de longo prazo para que tudo faça sentido.

Não abra mão de usar os anúncios – Eles são fantásticos

E por fim, não abra mão dos anúncios. Anunciar nas redes sociais aumenta (e muito) seu retorno, pois você consegue falar com as pessoas que você quer, de modo a construir narrativas e conteúdos voltados para vendas altamente segmentadas.

Use bem as mídias sociais e boas vendas e siga nossas dicas de quantas vezes postar quantas vezes por semana nas redes sociais.