Trends: o impacto das redes sociais na moda

BySV Marketing

jun 29, 2023
modamoda

A internet proporcionou visibilidade para o universo da moda, o que gerou um crescimento no consumo das marcas grandes e pequenas

A popularidade das redes sociais trouxeram muitas facilidades que tornaram os produtos e marcas conhecidos. Assim, surgiram grandes nomes do anonimato com autoridade para falar sobre qualquer assunto. No meio da moda, os estilistas viram a oportunidade perfeita para se aproximar das pessoas, apresentando as tendências das passarelas e atraindo cada vez mais o público interessado para o assunto.

Essas mídias deram voz a todas as camadas sociais. Um tema, que até então, era elitizado, se torna agrado da grande maioria presente no mundo virtual. A moda não pertence mais a um público específico, as mudanças na ideologia chegaram com intuito de desconstruir a prática que se vestir bem é usar peças de alta costura.

Atualmente, as roupas em oferta das lojas populares são capazes também de agregar valor e estilo ao look. Mas, afinal, as redes sociais popularizaram a moda? Boa leitura!

A moda ao alcance de todos

O uso das plataformas digitais permitiram que as opiniões se tornassem conhecidas. Logo, os influenciadores se transformaram em verdadeiras vitrines vivas, democratizando os diversos estilos, corpos e preferências.

Tais mudanças devido à popularização das mídias foram significativas, causando impactos até na forma de consumir. Os grupos que buscam por sustentabilidade, conforto e identificação de marca pessoal, comunitária e cultural puderam ter acesso às informações antes de comprar.

Moda, pela primeira vez, ganha espaço em meios populares, está além das capas de revistas, passa a ser discutida, compartilhada até entre leigos. O tema recebe novas interpretações. Se as redes sociais são responsáveis por tornar o assunto acessível a qualquer pessoa que se interesse, a resposta é: Sim!

Graças a outros profissionais como os designers, estilistas, personal stylists, veículos especializados e os próprios jornalistas contribuíram para a democratização da moda.

Os meios virtuais permitiram não só o crescimento e interesse das visualizações, mas colaboraram com o alto faturamento das marcas. Segundo um levantamento da revista Exame, esse setor arrecadou no ano de 2022, R$ 229 bilhões no Brasil, no qual esses números representam 15% de tudo o que é consumido via internet.

A justificativa encontrada para esses altos ganhos é por causa da variação de marcas que existem no mercado, desde o surgimento das mais populares, a oferta de preços menores e a diversificação dos estilos. Tudo isso faz com a moda esteja ao alcance de todos.

No entanto, a popularização do tema nas redes sociais proporcionou a ideia de efemeridade da moda, tudo fica ultrapassado tão rapidamente, criando a sensação de tendências instantâneas que são substituídas facilmente. Por isso, as marcas precisam se adaptar, se reinventar para acompanhar as transformações sociais e o ritmo de consumo que ocorre cada vez mais acelerado.

Como aderir conceitos a sua coleção de moda?

Para consolidar a imagem da empresa no mercado, é necessário reforçar a identidade da marca. Atualmente, as pessoas procuram comprar produtos dos quais elas se identificam. Por essa razão, alinhar o propósito da marca com o estilo de vida pessoal do seu público vai estreitar laços e fidelizar clientes.

Por isso, conhecer o público-alvo a fundo é fundamental para criar um diálogo significativo que agregue valor ao dia a dia dos seguidores. Ponderar sobre o que sua marca quer transmitir, o motivo de cada escolha que compõem os produtos, desde a escolha da modelagem, tecido, estampas e assim por diante, permite a marca vender uma filosofia na qual acredita que vai ser um diferencial na vida dos consumidores.

Sua empresa não precisa tentar acompanhar o ritmo acelerado da moda nas redes sociais. Na verdade, ela precisa ter constância nos ideais da empresa, mantendo os conceitos sobre cores, modelagens, estampas, tingimentos, acabamentos e aviamentos que criam uma identidade visual para a marca.

Os conteúdos relevantes voltados para os hábitos de consumo vão ajudar a ganhar autoridade no assunto, mostre-se preocupado com causas importantes como o meio ambiente, como a coleção está envolvida com causas sociais importantes que geram impactos positivos na vida de todo mundo. Além disso, fabrique coleções de roupas que atendam os diferentes nichos, desenvolvidos para os tipos e tamanhos de corpos diversos. Lembre-se de ser uma marca inclusiva, respeite a diversidade.

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