Saiba como medir e acompanhar resultados da estratégia de SEO do seu site
Alcançar o primeiro lugar nos resultados de busca do Google é o que toda empresa quer, mas isso demanda tempo e estratégia. Uma das grandes dúvidas sobre projetos de SEO é: quanto tempo o SEO demora para demonstrar resultados? Aqui, vamos te explicar o que envolve a estratégia de SEO, como o processo funciona e como medir os resultados do projeto.
Como primeira dica, o que podemos dizer é que SEO leva tempo. Em média, um projeto de SEO pode demorar alguns meses e até 1 ano para gerar resultados satisfatórios, de acordo com o nicho, idade e autoridade do site. Para ter sucesso, é preciso ter constância, medir e fazer ajustes.
Conteúdo
O que é um projeto de SEO?
O projeto de SEO é uma estratégia que reúne técnicas de otimização de páginas de sites e blogs. O intuito é que o site consiga ganhar relevância e autoridade para ter mais visibilidade na internet. O SEO foca na geração de tráfego orgânico para um site, ou seja, pessoas que cheguem ao site por meio dos sites de pesquisa como o Google.
Como a estratégia de SEO gera resultados? Confira os principais fatores
O profissional de SEO realiza diversas ações para facilitar a indexação e o ranqueamento de páginas no Google. Desde encontrar palavras-chave que sejam interessantes para o negócio até a estrutura e layout do site.
Não existe nenhuma fórmula de sucesso para SEO, é preciso trabalhar a estratégia de acordo com as necessidades do cliente. Para isso, é importante se atentar a fatores que podem ser fundamentais para o sucesso da estratégia como, por exemplo:
Marketing de conteúdo
Produzir conteúdo para blog é um exemplo de marketing de conteúdo. Estes artigos são focados no ranqueamento de palavras-chave interessantes para o negócio. O intuito é aumentar o tráfego orgânico com conteúdos que abordem os temas mais buscados no segmento da empresa.
Autoridade
A autoridade do site é um fator que pode otimizar o ranqueamento do site nos mecanismos de busca. Isso tem a ver com a autoridade do domínio, com backlinks (links em outros sites que apontam para o seu conteúdo) e expertise para falar sobre certos assuntos. Quanto mais valor o SEO consegue agregar ao site, melhor tende a ser o ranqueamento.
Link Building
Um fator que otimiza tráfego orgânico e autoridade do site é o Link Building. Essa estratégia visa a obtenção de backlinks e troca de guest posts. Dessa forma, é possível ampliar a audiência do site com links direcionados e conteúdos em sites parceiros.
SEO On-page
O trabalho de SEO On-Page foca na construção de um site que gere uma boa experiência para o cliente. O usuário que entra no site do negócio precisa conseguir navegar com fluidez, a fim de identificar as informações com facilidade. Isso facilita para que ele retorne ao site e possa comprar um produto ou serviço.
Como medir o sucesso de um projeto de SEO?
Existem diversos KPIs (indicadores-chave de performance) que podem ser aplicados para medir os resultados de uma estratégia de SEO. Dessa maneira, é possível mensurar os resultados e fazer os ajustes necessários para melhorar a estratégia. Confira abaixo alguns KPIs essenciais para medir o sucesso de um projeto de SEO:
- Aumento de tráfego orgânico;
- Número de páginas que geram tráfego para o site;
- CTR (taxa de conversão nos mecanismos de buscas – medição entre impressões e cliques);
- Número total de impressões orgânicas;
- Porcentagem de leads orgânicos;
- Número de backlinks;
- DA (Domínio de Autoridade);
Deu para perceber que o projeto de SEO exige muito trabalho, constância e monitoramento para gerar bons resultados. O sucesso da estratégia depende do comprometimento e de ajustes para otimizar sites e gerar um crescimento constante de tráfego orgânico ao longo do tempo.