Saiba a dosagem de melatonina para crianças

BySV Marketing

jun 14, 2023

Infelizmente, já ficou claro que os pequenos também podem ter dificuldade para conciliar o sono e conhecer a dosagem de melatonina para crianças pode ser a melhor solução para ajudá-los.

Mesmo que pareça que eles não têm motivos para não dormir bem, é claro que as crianças também têm emoções, preocupações, medos e podem até ter um desequilíbrio no ciclo circadiano.

Por causa disso, a dosagem de melatonina para crianças é uma ferramenta a ser conhecida: afinal, sem que eles durmam bem, o desenvolvimento cognitivo e físico acaba ficando comprometido.

Quem nunca se imaginou dando melatonina para ajudar no sono dos pequenos pode achar essa ideia inusitada, mas a substância é completamente segura, desde que na gramagem correta.

Por isso, vale a pena ficar por dentro da dosagem de melatonina para crianças e providenciar esse suplemento para proporcionar a elas noites de sono mais reparadoras.

Por que saber a dosagem de melatonina para crianças?

Há muitas consequências para quando os pequenos não dormem bem e a primeira delas é que o crescimento acaba estacionando.

Quem nunca conheceu uma criança que parou de ganhar altura, por exemplo, antes da idade esperada? Uma das possibilidades é que o hormônio do crescimento tenha tido uma baixa produção.

No entanto, o que nem todo mundo sabe é que esse hormônio do crescimento é fabricado exatamente enquanto os pequenos dormem, ou seja, com o sono prejudicado, o crescimento também fica.

Nem é preciso dizer que o aprendizado também fica mais lento ao ter problemas para dormir. As crianças não conseguem armazenar as informações aprendidas porque essa é uma tarefa que o cérebro faz durante o sono, inclusive nos adultos.

A disposição dos pequenos se reduz, ou seja, eles deixam de querer interagir, brincar e muito mais. Podem ainda ficar bem mais irritados e mais rebeldes.

Como se vê, não faltam razões para aprender a dosagem de melatonina para crianças e começar a usá-la!

Saiba melatonina qual dosagem usual?

Quando se fala em melatonina qual dosagem usual para adultos, o mais comum é que ela fique em 5mg por dia, havendo cápsulas que têm justamente essa potência.

No entanto, para descobrir a dosagem de melatonina para crianças, o ideal é que essa dosagem seja reduzida, apostando em até 3mg por dia ou até menos, especialmente para os que têm menor idade.

De forma geral, ao se falar em dosagem de melatonina, nunca se deve consumir mais do que o rótulo especifica. Afinal, isso pode gerar um desequilíbrio maior no sono em vez de uma correção.

A dosagem de melatonina para crianças precisa ser prescrita por um pediatra?

É claro que o medo de ministrar algo por conta aos pequenos é sempre grande e pode até ser limitador. 

Entretanto, é válido deixar claro que não há obrigatoriedade de o pediatra prescrever a melatonina porque ela não é um remédio.

Na realidade, a melatonina que se consome como suplemento é somente uma sintetização da melatonina que está no organismo das pessoas.

Certamente, quem se sentir mais à vontade pode sim buscar pelo pediatra para que a dose correta de melatonina seja estabelecida.

Mudar os hábitos das crianças também é necessário

Além de aprender a dosagem de melatonina para crianças, é claro que se deve mudar um pouco os hábitos dos pequenos que estão com dificuldade para dormir.

Por exemplo: é preciso que eles não fiquem em telas próximo à hora de dormir, que eles não comam refeições pesadas demais à noite e que eles fiquem em um ambiente que já convide ao sono. Inclusive, dá par apostar em essências calmantes para dormir.

Quanto tempo leva para a dosagem de melatonina para crianças fazer efeito?

De forma geral, é necessário em torno de uma semana para se perceber que a criança está dormindo de maneira mais profunda, a ponto de descansar mesmo e de o hormônio do crescimento ser produzido.

É claro que, eventualmente, a criança pode dormir mal mesmo com a melatonina, mas isso se torna um episódio isolado.

Todavia, para que a melatonina seja mesmo eficiente, é preciso que ela seja consumida algumas horas ante de dormir e que haja disciplina, ou seja, que a dosagem não seja esquecida. Se necessário, o pediatra pode ajustá-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + sete =