O cloreto de magnésio pode ser um grande aliado na busca por uma boa saúde e qualidade de vida. Pois, seu consumo adequado pode trazer vários benefícios e contribuir bastante para o bom funcionamento do organismo humano. Saiba mais sobre saúde e bem-estar
O magnésio, em si, é um micronutriente indispensável e deve estar presente na alimentação diária. O problema é que muita gente não consegue obtê-lo em quantidades satisfatórias apenas através da alimentação. É nesse contexto que a suplementação pode ser necessária.
Entenda mais, ao longo do texto, sobre o magnésio e acerca das vantagens do consumo dessa substância.
Conteúdo
O que é o cloreto de magnésio?
Como explicado acima, o magnésio, por si só, é um mineral (um nutriente) importante para o corpo, que deve ser consumido diariamente. O cloreto de magnésio, por sua vez, é um suplemento alimentar composto a partir da junção de moléculas de magnésio e de cloro.
A presença do cloro nessa composição é benéfica porque otimiza o transporte do magnésio até o intestino, o que melhora, por sua vez, a biodisponibilidade e absorção do nutriente pelo corpo.
Uma vez que o magnésio é tão importante (ele participa de inúmeros processos químicos e está ligado a diferentes funções do corpo) e que, muitas vezes, não é ingerido nas quantidades certas, a suplementação pode ser necessária.
Em que casos é indicado tomar o cloreto de magnésio?
O principal cenário em que se é indicado realizar a suplementação do cloreto de magnésio é justamente no contexto apontado acima: déficit nutricional ou alimentar. Em outras palavras, quem não consegue de jeito nenhum bater a meta diária de consumo desse nutriente, pode recorrer às cápsulas.
Para alguns outros grupos de pessoas também pode ser importante suplementar, como no caso de atletas que fazem exercício em alta intensidade (já que eles normalmente apresentam grande perda desse nutriente) e de mulheres gestantes (pois o mineral ajuda a proteger o sistema nervoso em formação do bebê e evita partos prematuros).
É importante pontuar, no entanto, que suplementar qualquer nutriente pode ser perigoso se não for feito com cuidado. Por isso, é sempre indicado procurar um nutricionista ou médico para saber se isso pode ser feito em cada caso.
Benefícios do cloreto de magnésio
Consumir o magnésio na sua forma de suplemento e associado ao cloro pode trazer vários benefícios para a saúde, tais como:
● Fortalecimento do sistema imunológico;
● Prevenção de problemas do coração;
● Aumento na disponibilidade de vitamina D;
● Controle da pressão;
● Melhoria na produção de insulina;
● Diminuição da existência de inflamações;
● Absorção intestinal mais eficiente.
● Recuperação muscular mais rápida;
● Mitigação do surgimento de cãibras.
Qualquer indivíduo que faça uso adequado do magnésio pode obter todas essas melhorias. O produto pode, ainda, ser associado a outros, como levedo de cerveja, complexos multivitamínicos, proteínas, hipercalóricos, etc. Tudo depende da orientação nutricional ou médica.
Como tomar o cloreto de magnésio?
Não existe uma resposta definitiva para essa pergunta, uma vez que a demanda de magnésio pode variar bastante entre as pessoas. Portanto, é importante buscar orientação com o nutricionista ou médico, pois eles são capazes de estabelecer uma meta diária de ingestão do nutriente.
Essa determinação leva em conta várias coisas, como o nível de atividade física do paciente, seu tamanho, que tipo de estilo de vida leva, se possui alguma doença, entre outros fatores.
Mas, em linhas gerais, um adulto homem precisa, média, de 400 a 420 mg do nutriente por dia, enquanto as mulheres necessitam de aproximadamente 310 a 320 mg.
Cloreto de magnésio tem contraindicação?
Sim, da mesma forma que muitas outras substâncias, nem todo mundo pode consumir o suplemento de magnésio livremente. Particularmente, ele é contraindicado para pessoas que possuem alguma doença nos rins ou insuficiência renal, e também para gestantes ou lactantes, salvo em caso de indicação. Na dúvida, não deixe de consultar o nutricionista ou médico de sua confiança.
Como visto, o magnésio não pode deixar de ser consumido, e sua ingestão adequada está ligada a várias funções fisiológicas indispensáveis. Nesse contexto, as cápsulas que contém esse nutriente podem ser uma boa saída para quem se alimenta mal. Se for o seu caso, procure ajuda profissional e comece o quanto antes a suplementação.