Aprenda como otimizar seu blog de saúde com essas 3 dicas!

BySV Marketing

set 19, 2022 #saúde
saúde

Cuidar da saúde é fundamental para a longevidade e qualidade de vida e, nos últimos anos, as pessoas tem procurado informações sobre os mais variados assuntos dessa área na internet.

Os profissionais precisam oferecer essas informações, e o melhor canal para fazer isso é o blog. É por meio dele que serão veiculados artigos e outros materiais de sua especialidade(saúde), visando esclarecer dúvidas e atrair pacientes.

Pensando nisso, busca ensinar e ajudar a ter um blog de autoridade, quais são as ferramentas necessárias para otimizar o canal e os benefícios que a plataforma tem a oferecer.

Como ter um blog de autoridade

Para ter um blog de autoridade, primeiro é necessário definir a audiência do canal, ou seja, as pessoas com quem vai se comunicar. Ter essa informação ajuda a definir os assuntos que serão abordados, a linguagem usada e o formato, que pode ser:

  • Texto;
  • Vídeo;
  • Imagem;
  • Áudio.

Também é necessário definir seus objetivos, como atrair pacientes, posicionar-se como autoridade em determinado assunto, tornar-se mais conhecido e assim por diante.

É importante adaptar o vocabulário usado para seu público, como pacientes que não possuem conhecimento técnico na área da saúde para lidar com termos que só são conhecidos pelos médicos. Evitá-los é fundamental para que todos possam compreender os materiais.

Se você acessar o blog de uma empresa de robô assistente, vai perceber que existe um espaço para que os visitantes possam comentar. Só que mais do que disponibilizar esse espaço, é necessário responder aos comentários dos usuários.

Isso vai ajudar a promover o diálogo entre o profissional e sua audiência, além de ajudar a divulgar o conteúdo. Por falar nisso, não se esqueça de compartilhá-los nas redes sociais e no site de sua clínica ou consultório.

Ferramentas para otimizar o blog de saúde

Existe um conjunto de estratégias de otimização de sites e blogs conhecidos como SEO (Search Engine Optimization) e essas são as ferramentas necessárias para otimizar o canal. Dentre as principais estão:

Hierarquia de conteúdo

O blog precisa ter uma estrutura hierárquica para que os buscadores possam entender a proposta e os próprios usuários possam encontrar as informações que precisam.

Os conteúdos principais, por exemplo, sobre remédio antroposófico, devem estar no post pilar visto que são mais amplos, detalhados e técnicos. Além disso, eles devem ser produzidos por pessoas competentes.

Já os conteúdos adicionais são materiais complementares que melhoram a experiência do usuário e eles estão relacionados a um conteúdo principal do blog.

Organizar os links internos dentro um blog de saúde

Uma estrutura de links internos ajuda os buscadores a compreender a hierarquia das postagens. Eles e os visitantes procuram informações na plataforma por meio de endereços e hyperlinks, e seu papel é criar um caminho lógico para conduzi-los.

Os materiais adicionais devem linkar para o conteúdo principal e outros links internos devem ser trabalhados considerando as características do conteúdo voltado para saúde

Por exemplo, se ele fala sobre decoração de consultórios grandes, é interessante linkar com outro que dê dicas para escolher o estilo de mesa corporativa adequado para o espaço.

Melhorar a experiência do usuário

As pessoas procuram sites de saúde para ler sobre alimentação, prevenção de doenças, sintomas, doenças, exercícios físicos, entre outros.

No entanto, além de falar sobre esses assuntos também é necessário garantir uma boa experiência por meio de menus, campos de busca, índices e áreas com temas mais procurados.

Benefícios de ter um blog

Ter um blog traz muitos benefícios para as empresas, inclusive para profissionais da saúde. Por meio desse canal, é possível aumentar a visibilidade da clínica ou consultório, atraindo mais pessoas.

Trata-se de um domínio que pertence exclusivamente a você, o que permite compartilhar conteúdo rico e relevante para as pessoas.

Para fazer com que o canal alcance um número de pessoas ainda maior, você pode fazer como uma rede de farmácia e compartilhar a página nas redes sociais.

Ao longo do tempo, essa plataforma também ajuda a criar um vínculo com o usuário, pois toda vez que ele tiver uma dúvida, vai acessá-la. Se decidir marcar uma consulta, é provável que procure o seu consultório ao invés de outro.

Considerações finais

O blog é um canal que já faz parte das estratégias de marketing de qualquer tipo de empresa, e deve estar no planejamento do seu consultório ou clínica.

Mais do que divulgar o seu nome, tem a missão de ajudar as pessoas, esclarecendo suas dúvidas e auxiliando em vários momentos da vida. Por meio das ferramentas certas, vai construir autoridade em sua carreira e atrair cada vez mais pacientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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