Travazap: Como destravar o WhatsApp no iPhone

ByGabriel Maier

abr 13, 2022
destravar o WhatsApp no iPhone

O famoso “travazap” não é uma ameaça nova, mas que infelizmente vem ganhando mais espaço no mundo, mas principalmente entre os jovens no Brasil.

Essa modinha pegou entre os jovens como uma brincadeira de amigos, mas é algo bem desagradável, já que ninguém quer ficar sem seu aplicativo de mensagens, né?

Na maioria dos casos, o usuário vai precisar desinstalar o WhatsApp e depois instalar ele novamente.

Hoje a dica é sobre Travazap: Como destravar o WhatsApp no iPhone. Vamos lá.

O que é o Travazap?

O travazap é um conjunto de caracteres que o sistema operacional do WhatsApp não suporta.

Ele possui letras e símbolos desordenados e sem sentido, o travazap pode ser recebido tanto por mensagem de texto no WhatsApp quanto em cartões de contato.

Como ele funciona?

No momento que o usuário do WhatsApp abrir a conversa e ler a mensagem ou abrir o contato que lhe foi enviado, o WhatsApp vai travar, e dependendo do caso, não volta, assim precisando ser reinstalado.

O iPhone possui um grupo de caracteres que o dispositivo não consegue funcionar, sendo assim, ao tentar exibir a notificação o iPhone entra em pane, trava e reinicia. Isso acontece quando o tipo de alerta está em “banner”, em outros casos o iPhone funciona normalmente.

Porém a Apple já garantiu que fará os ajustes necessários para tentar corrigir esse problema (embora não seja um problema exclusivo do iPhone), já que em 2013 o celular apresentava problemas ao abrir links com caracteres em Unicode.

A mensagem que chega ao usuário conta com muitos emojis, símbolos, escritas sem sentido e com um emoji de ponto preto com uma mão apontando para ele, com vários caracteres escondidos.

Essa ameaça afeta todos os dispositivos com iOS acima da versão 11.0, e não é o primeiro que foi lançado que afeta os usuários de iPhone.

E no caso dos apps de mensagem do iPhone, como o WhatsApp, não adianta o usuário apenas abrir e fechar o app pois ele não volta, fica em tela branca tentando carregar a mensagem com códigos estranhos.

Leia também: Como colocar vídeos do Youtube no status do WhatsApp

Como destravar o WhatsApp no iPhone

  •     Você pode tentar destravar seu app de mensagens bloqueando o seu dispositivo e utilizando o 3D touch dele, e fazer uma nova mensagem no app

Isso vai fazer mudar a janela de mensagem e o app vai abrir normalmente, depois é só excluir a conversa que está com o travazap

  •     Tente enviar uma imagem para algum contato, talvez assim, você consiga entrar no app e apagar a conversa sem abrí-la
  •     Tente apagar a conversa pelo WhatsApp Web

 Se sua sessão estiver ativa no WhatsApp Web, tente apagar a conversa com a pessoa que te enviou o travazap por lá

  •     Se nenhuma dessas opções forem bem sucedidas, tente achar algum app ou formate seu celular. Mas antes de formatá-lo, lembre-se de salvar as fotos que você considera importante

Geralmente os jovens usam essa ferramenta como “brincadeira” entre seu grupo de amigos, embora seja uma brincadeira de mau gosto.

Muitos também usam essa ferramenta para sacanear alguém que está com mágoa. Essa é uma prática totalmente abusiva.

Causa desgaste do dispositivo, principalmente em seu armazenamento interno.

O travazap se aproveita das falhas do app para funcionar no dispositivo, então o melhor que pode ser feito para evitar futuras “tragédias” em seu WhatsApp é mantê-lo atualizado.

Se receber uma mensagem suspeita, repleta de símbolos e emojis, não clique na opção “ver mais”, e tente apagar a mensagem o mais rápido possível antes que ela trave seu celular, pois geralmente as mensagens de trava zap são longas.

Também não abra cartões de contato enviados para você, se você não tiver pedido. Os travazaps também podem estar neles.

Bloqueie todo contato que tentar te enviar um travazap.

Os códigos de travazap podem ser encontrados em vários grupos e sites ao redor do mundo todo, é algo de fácil acesso, por isso vemos muitas pessoas caindo nesse “golpe”.

Sempre deixe seu WhatsApp Web aberto em seu computador ou notebook, dessa forma, você pode tentar excluir a mensagem por lá mesmo.

Tentar resolver esse problema pode ser algo bem cansativo, ainda mais em iPhone, que é um modelo de celular mais complexo.

Porém é algo difícil, mas não impossível e  se você tiver paciência o problema pode sim, ser resolvido, e após resolver esse incidente, é só o usuário tomar os devidos cuidados para não ter seu dispositivo travado outra vez. Só formate seu celular em último caso.

Dica compartilhada através do site Aplicativos Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *