O que é Brainstorming?

BySV Marketing

dez 2, 2020
O que é BrainstormingO que é Brainstorming

O que é brainstorming? Brainstorming nada mais é do que uma tempestade cerebral, também conhecida como tempestade de ideias ou simplesmente “toró de palpite”. O brainstorming é uma reunião dinâmica onde cada participante expõe seus pensamentos, ideias e experiências com o intuito de trazer soluções para o projeto em pauta naquela reunião.

Confira detalhes com o SV Marketing  O que é brainstorming?

O que é Brainstorming?

Também são bem-vindos no brainstorming todo e qualquer tipo de ideia (por mais diferente que seja). O objetivo do brainstorming é reunir o máximo de pensamentos, ideias e propostas para que, após analisadas, possam chegar a um denominador comum, seja juntando todas elas ou eliminando as que não sirvam para a solução ou para apontar a direção em que determinado projeto deve seguir.

Agora que você já sabe o que é brainstorming, você já pode aplica-lo em um desenvolvimento de campanha, desenvolvimento de novos produtos, resolução de problemas, gestão de processos, formação de equipes e também na gestão de processos. Durante o processo de brainstorming, são seguidos 3 processos:


– Encontrar os fatos
– Exposição de ideias e pensamentos
– Encontrar a solução

Qual a função do brainstorming?

É importante salientar que, para se obter êxito na colheita de boas ideais e soluções, durante o processo de exposição das ideias e pensamentos não pode haver interferências com pré-julgamentos sobre os mesmos, por mais absurda e inviável que esta ideia ou pensamento possa ser.

Isso dificulta todo o processo e pode gerar timidez entre os participantes que, pensando que sua ideia possa sofrer algum modo de julgamento, deixa de expor a mesma, e você perde a grande chance de ter a solução.

Deixe que os participantes falem à vontade, atente-se para que tenha uma pessoa somente para anotar todas as informações, pensamento e ideia que seja exposta ou utilize algum equipamento para gravar toda a reunião para que se tenha o máximo de informações possíveis.

Se faz necessário também a presença de um líder que saiba conduzir um brainstorming, e que seja realizado em um ambiente descontraído para que todos se sintam à vontade para expor todos os pensamentos.

Após a obtenção de todas as informações, monte um segundo grupo para que este faça a análise das informações coletadas, selecionem as melhores e, a partir delas, aprimorá-las se necessário e colocá-las em prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − nove =