Humanizar o consultório odontológico é uma prática que vem sendo adotada por muitos profissionais, tendo em vista que trabalham diretamente com pessoas que procuram cuidar da saúde.
Por meio desse processo, os pacientes têm acesso a um atendimento sensibilizado que reduz seus medos e inseguranças, além de atender seus desejos. O profissional, por sua vez, adota uma postura mais empática e próxima das pessoas.
Neste artigo, será possível entender a importância de humanizar o consultório, o que ela pode melhorar nas vendas e como aplicá-la.
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Importância da humanização no consultório
Muitas pessoas têm medo de ir ao dentista, algo comum com indivíduos de qualquer idade. Tendo isso em vista, os profissionais precisam se atentar à maneira como atendem seus pacientes, e a humanização surge como alternativa viável nesse processo.
Além de diminuir o estresse e a ansiedade do paciente, é uma forma de fidelizá-lo, visto que a prática ajuda a estabelecer uma relação de confiança. Ele se sente mais valorizado e percebe que sempre será bem atendido.
Como a humanização melhora as vendas?
Qualquer atitude positiva dentro de um negócio ajuda a construir seus diferenciais e fideliza o público, como resultado, ocorre o aumento da rentabilidade.
É por isso que as estratégias de humanização são adotadas por tantas empresas, como um restaurante de comida fitness gostoso, e ela também pode fazer parte do seu consultório.
Tenha em mente que cada novo paciente que chega ao estabelecimento é um rendimento a mais. Sem falar no fato de que, quando as pessoas têm uma opinião positiva, vão passá-la adiante, trazendo mais oportunidades de crescimento.
Na área da saúde, a propaganda boca a boca é fundamental e é potencializada por meio de canais como as redes sociais, por exemplo, quando o paciente compartilha uma publicação da clínica em seu perfil.
Formas de humanizar o consultório
Quando uma pessoa precisa comprar um produto ou serviço, como frutas secas no atacado, deseja fazer negócio com uma empresa que ofereça atendimento de qualidade e respeite o consumidor, e isso também se aplica aos consultórios.
A melhor forma de atender às expectativas do público é investir em estratégias para humanizar, e algumas formas de fazer isso são:
1. Acolher os pacientes
A humanização é um processo que começa antes de mesmo da consulta, por isso, invista em boas estratégias de marketing digital em diferentes canais, como:
- Redes sociais;
- Blog;
- Site;
- E-mail.
Também prepare os atendentes para acolherem os pacientes, tratando-os com empatia, buscando saber um pouco mais sobre seus problemas e conversando com eles.
2. Humanizar o agendamento
O momento da venda é fundamental para mostrar que a empresa é humanizada, e isso funciona tanto para um consultório odontológico quanto para uma empresa de seguranças do trabalho.
Quando alguém procurar seu consultório para marcar uma consulta, precisa receber atendimento humanizado, e isso se aplica a qualquer canal, como telefone, WhatsApp, redes sociais, presencialmente e por aí vai.
Além de variar as opções de canais, treine seus funcionários para que o atendimento seja mais agradável e o paciente possa sentir o que o estabelecimento pode oferecer.
3. Cuidar da recepção para humanizar o atendimento
O atendimento na recepção é um dos pontos mais importantes, lembrando que a primeira impressão causada nas pessoas é crucial para fazer com que marquem a consulta ou voltem mais vezes.
Ofereça um ambiente acolhedor e aconchegante, além de atendimento simpático, preservando a agilidade. Ninguém gosta de esperar muito tempo para ser atendido, por isso, a recepção deve ser eficiente.
Em vista disso, é fundamental contar com uma ferramenta de gestão que auxilie o trabalho do atendente para humanizar, assim como acontece em uma loja de medicamentos no atacado.
4. Humanizar um bom atendimento
Por fim, humanize o atendimento durante a consulta, recebendo o paciente com bom humor e mostrando-se atento ao que ele diz.
Procure esclarecer todas as suas dúvidas e explique como o tratamento será realizado. É muito importante ter paciência na hora de conversar com ele e responder suas perguntas.
Considerações finais
Cuidar da saúde bucal das pessoas é um trabalho que envolve ações humanizadas para acolher quem está com algum problema, com dor ou que simplesmente deseja cuidar de seu sorriso.
A humanização do consultório reúne todos os atributos necessários para que seus pacientes se sintam seguros e confortáveis antes, durante e após as consultas. Eles voltarão mais vezes, vão indicar a clínica e seu trabalho será reconhecido.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.