Cozinha divertida: cores e decoração trazem vida ao ambiente

BySV Marketing

jan 31, 2023

Veja como transformar sua cozinha num ambiente cheio de vida, divertido e muito convidativo para as pessoas (em especial as crianças)

As cozinhas, em especial as pequenas, são estilizadas geralmente com o branco como cor predominante para dar amplitude ao ambiente e um look mais clean, que remete a limpeza e organização.

Sem dúvidas, é uma alternativa válida para qualquer cozinha, porém, nem tudo precisa ser tão preto no branco, cheio de sobriedade. Afinal, na decoração deste ambiente não se deve considerar apenas a funcionalidade e sensação de espaço.

Para sair de toda essa seriedade e transformar o ambiente num espaço mais atrativo, convidativo e super interessante, uma excelente ideia é utilizar estilos de decoração com cores alegre e vibrantes, com armário aéreo de cozinha e outros móveis, destacando os elementos mais neutros ou trazendo neutralidade para paredes e itens cheios de vida.

As cozinhas divertidas, decoradas com cores alegres e vibrantes, abraçam as pessoas que estão nelas com os toques coloridos em seus diversos elementos, sejam os mais velhos e conservadores ou as crianças, que são estimuladas com a decoração e passam a se sentirem mais à vontade na hora de se alimentar, afinal, é um ambiente divertido.

Continue a leitura e veja como transformar sua cozinha num ambiente colorido e superdivertido, sem abusar demais nas cores ou errar na combinação de tons.

1- Aposte em itens de divertidos

Como estamos falando de uma cozinha divertida, já sabe que opções discretas, branco ou preto estão fora do projeto.

Se você está pensando numa reforma, antes de escolher os itens, é importante rever quais elementos da cozinha atual também serão utilizados no novo projeto. Assim, é possível determinar quais cores se encaixam melhor e/ou servem de plano de fundo para destacar os itens sem muitas cores.

Depois disso, procure itens característicos de cozinha, como quadrinhos com mensagens, imagens de chefs, relógios e/ou calendários e escolha modelos divertidos, nas cores que sintonizam bem com os tons que você escolheu para o projeto.

Além disso, é interessante explorar ímãs de geladeira e objetos de decoração alegres para pôr em cima delas. Para a mesa, opte por tampo neutro com pés e cadeiras coloridas. Se o número de cadeiras for par, faça 2 de uma cor e 2 em outra. Se forem 3 cadeiras, uma de cada cor, para 5 cadeiras, utilize 3  em cores diferentes e 2 em branco.

Você também pode usar jogos de cozinha com estampas divertidas, como bichinhos, frutas e até formas geométricas, o importante é trazer muita cor e felicidade para o ambiente.

2- Paredes coloridas ou com revestimento estampado

É verdade que o mix de cores num projeto de cozinha divertida é o que dá a identidade do estilo. No entanto, para que eles ganhem maior destaque é importante levar em consideração seu plano de fundo, ou seja, as paredes.

Por isso, as paredes têm importância equivalente ou superior aos outros elementos de uma cozinha divertida, afinal, são elas que vão amenizar o excesso de cores ou dar vida aos elementos que não são tão coloridos. Desta forma, o revestimento utilizado nelas é a base de toda a decoração.

Para alcançar este objetivo, você deve priorizar cores vivas e intensas nas paredes ou apostar em papéis de parede com estampas divertidas, alegres e, é claro, que tenham elementos comuns na cozinha.

Além disso, também é muito interessante testar texturas ou fazer mosaicos na parte azulejada atrás da pia e fogão, são elementos que trazem mais vida, cor e alegria para o ambiente.

3- Use cores fortes, mas saiba equilibrar os tons

Com certeza você precisa de muita cor para decorar uma cozinha e deixá-la divertida, mas é preciso ter cuidado para não se empolgar e transformar o ambiente em um carnaval, que transmite a sensação de desorganização e aperto.

Para não errar, escolha uma paleta de cores e mantenha o equilíbrio. Como dissemos na primeira dica, o passo inicial é definir quais eletrodomésticos, móveis e objetos serão utilizados e ficarão à mostra como destaque.

Sabendo disso, defina qual será o destaque colorido, os utensílios, a decoração, os móveis, os eletrodomésticos ou as paredes. Com base nessa definição, escolha as cores e comece a divertir o ambiente.

Uma boa ideia é apostar numa geladeira ou móveis coloridos, que podem ser comprados na cor escolhida ou feitos facilmente com adesivo ou papéis de parede (encapando todo o móvel ou geladeira em uma, ou mais cores).

Manter o equilíbrio na maior parte da cozinha, agregar elementos de destaque que darão vida seguindo uma paleta e usar tons em equilíbrio é a melhor maneira de garantir um ambiente colorido e divertido, mas que não cause poluição visual e transmita muita informação para as pessoas dentro dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − onze =