Computador X Notebook: qual realmente vale a pena?

BySV Marketing

nov 4, 2022
computador notebookcomputador notebook

O fator principal a ser levado em conta é para qual finalidade o computador será usado – Decidir entre o modelo ideal de computador pode ser uma tarefa bem complicada. Além das diversas possibilidades de configurações, marcas e visuais, ainda há a dúvida mais frequente: desktop ou notebook? Então, se você está pensando se vai comprar um notebook ou um modelo de desktop, confira as dicas abaixo.

Falando de maneira geral, os dois modelos têm benefícios e desvantagens. O fator decisivo deve ser baseado no que o consumidor precisa mais. Os computadores de mesa, também chamados de desktops, costumam ter mais desempenho e são ótimos para quem quer mais performance. Já os notebooks são perfeitos para quem precisa de mais mobilidade.

Portabilidade

É exatamente essa necessidade de utilizar o computador de diversos lugares que traz o primeiro ponto a ser pensado na hora de escolher: a portabilidade.

Aqueles consumidores que precisam trabalhar ou estudar de locais diferentes, devem optar por um equipamento que possa ser transportado com facilidade e praticidade. Para isso, o notebook é a opção ideal. Ele pode ser carregado na mochila, numa bolsa e até mesmo na mão.

Além disso, o notebook não precisa ficar na tomada o tempo inteiro para funcionar. É possível carregá-lo e utilizá-lo durante um tempo totalmente livre de fios. A minutagem que cada um pode ficar sem a tomada depende de cada modelo.

Já o desktop é fixo e para carregá-lo é preciso fazer a desmontagem e levar todos os equipamentos presentes, como o CPU, teclado, visor e teclado. Ele também precisa ficar ligado na tomada durante o tempo de uso, tornando-o ainda menos portátil. Por isso, ele é mais indicado para quem o utiliza em um mesmo ambiente todos os dias.

Desempenho

Falando na performance de cada modelo, os computadores de mesa costumam ser mais eficientes do que os notebooks. Mas isso varia de acordo com o modelo e com as funcionalidades que o consumidor precisa.

Contudo, de forma geral, os desktops podem oferecer um desempenho maior, já que é possível fazer upgrades para deixá-los mais potentes. Alguns notebooks até permitem esse processo, mas as trocas são mais complicadas e as peças costumam chegar atualizadas antes para os computadores fixos.

Essas trocas de peças também ajudam a manter o computador com um tempo de vida útil maior. Por isso, é necessário levar em conta que as mudanças serão mais fáceis em um modelo do que no outro, já que a manutenção será algo frequente.

Preço

Esse é um fator muito importante para quem está buscando opções de computadores, visto que não é um item tão barato e será algo a ser usado por um bom tempo.

Se formos comparar modelos parecidos em capacidade, ou seja, a ficha técnica do computador, provavelmente os notebooks serão mais caros do que os desktops. Isso porque as peças para os computadores portáteis são menos acessíveis e alguns itens precisam vir como acessórios extras na estrutura, já que ele tem um tamanho limitado.

Logo, dependendo de quanto o consumidor possa investir, é melhor para o bolso comprar um computador de mesa, porque provavelmente ele sairá mais em conta do que o notebook, se eles tiverem os mesmos requisitos.

Mas vale lembrar que tudo vai depender do uso que a pessoa terá com o computador. O propósito final deve ser levado em conta na hora de escolher, porque muitas vezes um notebook com desempenho moderado será suficiente para o que o consumidor irá utilizar. Então ele pode investir em algo menos avançado, mas que tenha mais mobilidade e praticidade no dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 7 =