6 dicas para evitar o entupimento de ralos em apartamento

BySV Marketing

jan 31, 2023

Prevenção é a melhor forma para não ter problema maiores, que podem afetar o prédio todo

Os cuidados com um imóvel, seja ele novo ou não, são essenciais para garantir o bom estado e conforto. Quem escolhe viver em apartamento deve redobrar a atenção, já que alguns tipos de problemas, como entupimentos e vazamentos, podem afetar os demais imóveis e até mesmo a estrutura geral do condomínio.

Um dos problemas mais comuns é o entupimento de canos e ralos, o que nem sempre é culpa do morador ou proprietário. Um imóvel desocupado por longos períodos pode acumular sujeira nos ralos, se a manutenção preventiva não for feita. Com isso, um entupimento pode surgir de surpresa, gerando custos e incômodo para os envolvidos.

Neste artigo vamos te mostrar 6 dicas para se ter em mãos e evitar o entupimento de ralos em apartamentos. Aproveite para compartilhar esse conteúdo com a sua imobiliária, caso você esteja passando pelo processo de vistoria, ou com aquele amigo, ou amiga que acabou de mudar, e não sabe dos riscos de manter ralos sujos por muito tempo.

Principais motivos que causam entupimento de ralos

Os ralos são responsáveis por drenar a água residual em diversos ambientes da casa, como cozinhas, banheiros, lavanderias, jardins, entre outros. Eles são conectados geralmente com a rede de encanamento direcionada ao esgoto, já que a água e demais líquidos jogados ali estão contaminados por sujeira e resíduos químicos.

Sendo assim, o entupimento dos ralos pode impedir o escoamento desse material residual, gerando maus odores, vazamentos, sujeira e, claro, muita dor de cabeça. Entre os principais motivos que entopem os ralos, estão a falta de limpeza de rotina, acúmulo de resíduos de alimentos e fios de cabelo e, menos frequente, presença de animais.

Dicas para não entupir mais os ralos de apartamentos

Sabendo disso tudo, vamos às dicas que vão te ajudar a reduzir ou até mesmo evitar o entupimento de ralos em apartamentos, e algumas delas são bem simples. Lembre-se que em caso de entupimentos mais sérios, o indicado é acionar a equipe de manutenção do prédio, que saberá avaliar a necessidade de procedimentos mais complexos.

1.   Use filtros de proteção em todos os ralos

Os filtros de ralo são um tipo de produto que pode ser adquirido em diversos tipos de lojas, em diferentes faixas de preço. A sua principal função, como o próprio nome já sugere, é filtrar pequenas sujidades que podem se acumular na tubulação com o tempo, impedindo o fluxo da água.

Em ralos maiores, como de banheiros e áreas de serviço, é possível utilizar recortes de telas de nylon, as mesmas utilizadas como mosquiteiras. Além de ser uma opção econômica, ela pode ser reutilizada e adaptada para diferentes tamanhos de ralo dentro da casa.

2.   Não jogue resíduos de alimentos e objetos nos ralos

Em países como os EUA, é comum a existência de trituradores de alimentos nas pias de cozinhas. No Brasil, esse tipo de equipamento não é frequente, então nem é preciso dizer que a presença de alimentos no ralo da pia pode causar entupimentos com muita facilidade.

Na hora de lavar a louça, faça a limpeza prévia de pratos, talheres, panelas e recipientes, eliminando resíduos sólidos no lixo. Mesmo assim pode acontecer que sobre alguns resíduos e, neste caso, utilize um filtro ou outro objeto para remover completamente todos eles antes de enxaguar a pia com o ralo aberto.

3.   Nunca elimine nenhum tipo de óleo pelos ralos

Além de acumular na tubulação, o óleo pode solidificar em dias mais frios, impedindo a passagem da água e aderindo a outros resíduos, como restos de alimentos.

4.   Vaso sanitário não é lixo

Sabe aquele clássico aviso de ”não jogue papel nem resíduos de cigarros no vaso sanitário”? A presença destes objetos pode obstruir a passagem da água em ralos, e gerar sérios problemas de entupimento, além do mau cheiro.

5.   Insira a limpeza dos ralos na sua rotina de higiene da casa

Alguns produtos de limpeza podem ser aplicados com certa frequência em ralos, ajudando a liberar resíduos que se acumulam com o tempo. Dedique um tempo na sua faxina para fazer a limpeza de ralos da casa, reduzindo as chances de um entupimento inesperado.

6.   Faça manutenção preventiva

Em condomínios é comum a existência de diversas rotinas de manutenção preventiva, o que inclui encanamentos gerais. Por questões de segurança e privacidade, essas equipes não costumam entrar nos apartamentos para realizar esse mesmo trabalho.

O indicado é contratar um profissional para fazer uma vistoria técnica preventiva de tempos em tempos, especialmente se você subloca o apartamento. A contratação acaba sendo um custo-benefício, já que os gastos com um possível entupimento podem ficar grandes caso seja necessária uma reforma mais complexa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *