Técnicas de Marketing para aplicar no RH

BySV Marketing

jul 30, 2022
Técnicas de MarketingTécnicas de Marketing

Marketing e recursos humanos são duas áreas imprescindíveis para qualquer tipo de organização. São duas áreas distintas, uma de processos internos, outra, externos. O que muitas pessoas não sabem é como os dois podem trabalhar juntos e aumentar a lucratividade da empresa.

O que é Recursos Humanos?

Recursos humanos, também conhecido como “RH”, é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas. Consequentemente, é a realização de processos que vão dar suporte para a estratégia da empresa.

Essas técnicas estão relacionadas a pessoas ele serve também como uma área de suporte na estrutura organizacional.

Os recursos humanos seriam compostos pelas atividades técnicas, como:

  • Recrutamento;
  • Seleção;
  • Treinamento;
  • Desenvolvimento.

Na parte de recrutamento, seria basicamente o anúncio das vagas, a captação de inscrições e a comunicação com o mercado de candidatos.

  1. Seleção

Essa etapa, seria a triagem, a seleção, entrevista com os funcionários e o encaminhamento para o funil da contratação.

  1. Treinamento

O treinamento e a qualificação técnica, ela tem um foco maior no curto e no médio prazo e o treinamento é mais fácil de mensurar.

Por exemplo, se uma pessoa não souber usar um programa, ela faz o treinamento e no fim, o resultado é que ela adquire o conhecimento sobre ele.

  1. Desenvolvimento

O objetivo é a qualificação comportamental, porque nessa etapa é preciso desenvolver as pessoas para que elas melhorem a comunicação, por exemplo, isso vai ter o resultado por longos prazos.

Importância da relação entre o marketing e os recursos humanos

As pessoas têm uma visão de que o RH e marketing são bem opostos e não podem ser atrelados, porque um trata dos colaboradores e o outro sobre os clientes. Mas, não seriam públicos tão diferentes, os próprios colaboradores são um público de clientes que a empresa precisa tratar.

Os Recursos Humanos precisam convencer o funcionário de que investir a sua carreira e o seu tempo na organização é o melhor negócio, mostrando que a empresa tem interesse em retribuir todo esse esforço.

Além disso, quando se procura por novos profissionais, hoje as pessoas não buscam apenas por condição de trabalho, mas sim por alinhamento de expectativa e de objetivos.

Então, se a sua empresa apoiar alguma causa ambiental, por exemplo, é uma estratégia que o seu RH e o seu marketing devem utilizar para conquistar novos profissionais que tenham os mesmos valores.

Como os Recursos Humanos podem trabalhar com o departamento de marketing?

A primeira dica, é a página do “trabalho e conosco”, essa página não pode ser algo sem graça e sem criatividade.

Ela é a porta de entrada do seu futuro colaborador, então ela já precisa dizer sobre o que a pessoa deve esperar quando entrar ali.

No momento em que o cliente entra em contato através do envio dos seus próprios dados no site, é importante criar um bom relacionamento com ele.  Uma ferramenta que pode auxiliar é o crm.

Na divulgação da vaga e da sua página, isso precisa ser o mais atraente possível, para que a pessoa se sinta “apaixonada” pelo seu negócio.

Segmentação do público-alvo

 Assim como o marketing traça estratégias sobre o perfil de cliente ideal, ele também precisa entender qual é o perfil de colaborador ideal.

Justamente, para entender em quais canais de comunicação as vagas precisam ser divulgadas, tendo um bom controle de leads.

Nas redes sociais da empresa, o que precisa ficar muito claro, é a missão, a visão e o valor do seu negócio, a partir disso o seu futuro colaborador já tem consciência de quais são as expectativas, justamente para que não haja frustração.

Endomarketing

É um marketing trabalhado para as ações internas da empresa para melhorar a imagem do negócio para seus colaboradores ou funcionários, e mostrar que todos são bem importantes.

Desta maneira, motivá-los e fazer com que eles acreditem no seu potencial e ajudar a empresa a conquistar os seus objetivos.

Ter uma equipe motivada, feliz e satisfeita é muito importante. As equipes internas são fundamentais para fazer que a empresa tenha boa performance.

São elas que têm o contato diário com todos os processos. Isso faz com que todos estejam aptos a opinar e influenciar pessoas em relação às marcas num contexto geral.

Isso ajudará a motivação dos colaboradores e ela mostra que está aberta a novas ideias e melhorias a serem feitas juntamente com os seus funcionários. 

CRM na recrutação

CRM, o acrônimo para Customer Relationship Management, tem como significado literal a gestão do relacionamento com o cliente.

 

Assim, sabe-se que o CRM trata de um conjunto de práticas, estratégias e ferramentas voltadas ao relacionamento e trativas com o cliente. 

 

Na prática o CRM vai além, sendo uma gestão de vendas, marketing e atendimento em todos os pontos de contato com o cliente.

 

O conceito de CRM é ter planejamento, estratégia e execução centrados e focados nos clientes. 

Qual é o objetivo do CRM? 

O seu principal objetivo é coletar informações de clientes atuais e potenciais e através do seu comando facilita a inclusão de interações.

Através do crm é possível armazenar os dados dos candidatos, entrando em contato com aquele que se adaptar ao perfil da vaga, e enviar e-mails automáticos sobre a organização criando um excelente relacionamento, também entendendo a personalidade do colaborador.

Entretanto, a plataforma crm software não é apenas uma lista de contatos elaborada, ela reúne integra dados valiosos, para os recrutamentos dos funcionários.

Vamos dizer que o crm ajuda você a dispensar os processos obsoletos um esforço manual. Quando são analisados os dados de atendimento, a organização tem acesso ao histórico de cada cliente.

Ela passa a saber quais casos estão em andamento, quais foram finalizados, quem fez o último recrutamento e quais candidatos já passaram pelo processo de seleção.

O CRM também pode ser usado pela empresa após a contratação, ou melhor, pode ser ensinado para o novo funcionário. É possível fazer excelentes vendas através do crm vendas.

O funcionário pode estudar mais sobre o assunto e entender como ele funciona com os seus clientes, entender a importância do bom relacionamento, assim como os gestores tiveram em sua vez. 

A ferramenta de CRM aplicada nas vendas, é possível analisar a abrangência dos produtos e serviços na área de atuação da empresa e fazer um gerenciamento territorial, gerenciando os melhores contatos e oportunidades de negócios e melhorar as etapas de venda, utilizando o melhor crm de vendas

Com todas essas dicas e etapas, é possível que haja uma boa aplicação de marketing nos recursos humanos, tornando a empresa eficiente tanto para os empregadores, quanto para os empregados.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =