O gerenciamento de uma empresa invariavelmente envolverá a organização e análise de inúmeros dados e documentos, que vão permitir um acompanhamento preciso dos resultados obtidos em todas as práticas organizacionais.
Essa mensuração do desempenho institucional – que envolve o acompanhamento de projetos, tarefas diárias e investimentos – é essencial para o aprimoramento das tomadas de decisões e para o desenvolvimento do negócio como um todo.
Contudo, o grande volume de informações coletadas ao longo do dia, em todos os estágios do processo operacional, pode acabar se tornando bastante difícil de acompanhar e ainda mais desafiador de analisar corretamente.
Por isso, encontrar formas mais eficientes de efetuar essa mensuração e de compilar esses resultados em sistemas de crm gratuitos, se torna indispensável para os empreendedores que desejam se solidificar no mercado e alavancar o crescimento da marca.
Assim, se você deseja aprender as melhores maneiras de medir o desempenho da sua empresa, continue a leitura!
Conteúdo
Quais tipos de métrica devem ser acompanhadas
A mensuração dos resultados obtidos por uma empresa é um dado importante para a efetuação de uma gestão qualificada e embasada em informações relevantes. Isso porque, é através da coleta e análise desses dados que será possível compreender:
- Quais estratégias trazem um retorno mais interessante;
- Onde os recursos estão sendo investidos;
- Quais são os setores que necessitam de mais atenção;
- Quais são as melhores formas de melhorar as relações internas;
- Como alinhar os objetivos institucionais com os dos trabalhadores etc.
No entanto, tão importante quanto fazer esta análise e saber compilar esses dados em ferramentas de gerenciamento – como os softwares de crm online free –, é entender que existem diferenças entre os tipos de métricas existentes.
Essas métricas podem variar de acordo com as etapas das estratégias e com o que elas mensuram.
Desta forma, os gestores são capazes de optar pelo acompanhamento das métricas de atração (número de visitas no site, visitantes recorrentes ou origem do tráfego), métricas de conversão (taxa de rejeição, total de conversão, cliques) ou as métricas de receita (custo de aquisição por cliente, retorno sobre investimento ou lifetime value).
Ao mesmo tempo, também é importante compreender que nem todas as métricas são relevantes para a gestão de um negócio e isso vai depender da definição prévia dos KPIs (indicador-chave de desempenho) e do tipo de negócio que a sua empresa se enquadra.
Ferramentas que podem auxiliar na mensuração dos resultados
Uma das melhores formas de começar a mensurar os resultados da sua empresa é contando com ferramentas tecnológicas de coleta, organização e gestão de dados, que visam unificar as informações obtidas durante o processo operacional em um único local.
Isso vai permitir com que a análise crítica seja muito mais facilitada, que o acesso a essas informações seja imediata e que nenhum tipo de dado importante seja perdido ao longo do dia.
Por isso, algumas plataformas que são reconhecidamente eficientes nesse processo são:
Google Analytics
Provavelmente uma das ferramentas mais conhecidas pelos empresários.
Google Analytics é um dispositivo gratuito que faz o monitoramento das interações recebidas no seu site, viabilizando relatórios de origem dos visitantes, os leitores que acessam com mais frequência, fluxo de compras e etc.
Em conjunto com o uso comercial crm, os gestores serão capazes de estudar todas as informações relacionadas com os clientes, compreendendo melhor suas necessidades e conduzindo-os para as seguintes etapas do funil de vendas.
Facebook Insights
O Facebook e o Instagram são duas plataformas – gerenciadas pela mesma empresa – que têm ganhado cada vez mais destaque no mercado digital, se tornando essenciais para a captação e fidelização de novos clientes.
Por isso, se você deseja avaliar as interações que o público tem com a sua marca dentro dessas plataformas, o Facebook Insights é crucial.
Afinal de contas, é através deste dispositivo que você pode ter acesso ao alcance das suas publicações, a quantidade de likes e compartilhamento e ao impacto que cada conteúdo teve no site.
RD Station
O RD Station é um tipo de crm online gratis – mas que passa a ser cobrado de acordo com o plano contratado após um tempo – que monitora as ações de marketing da empresa, mas que também disponibiliza todo o tipo de informação referente ao público.
E isso inclui: número de visitantes na página, número de leads, conversões, interações realizadas entre empresa e consumidor, entre outras.
MOZ
O MOZ é uma ferramenta muito completa que auxilia na conquista de bons resultados nas plataformas de busca, sendo essencial durante o gerenciamento de sites, e-commerces e blogs.
Isso porque, ela faz a análise do SEO empregado na sua página, ajudando a otimizar o desempenho do site e a visibilidade digital da sua marca.
Em conjunto com ferramentas de crm gratis, o uso desse dispositivo é capaz promover um aumento na atração de novos clientes, um aprimoramento na taxa de conversão de leads e um desenvolvimento geral na lucratividade das empresas.
Tudo isso por meio da viabilização de uma visão analítica mais precisa sobre todos os processos.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.