O que é Hospedar um Site?

ByAndre Monttovanni

dez 16, 2020

O que é hospedar um site? | A maior parte das pessoas não sabe como é que um site fica disponível na internet, por isso mesmo é preciso explicar o que é hospedar um site.

Isso porque apesar de comprar um domínio ser o primeiro passo para começar um site, ele não poderá ficar online sem um serviço de hospedagem.

Então, o primeiro objetivo aqui é explicar do que se trata a hospedagem de um site, e é preciso falar, lógico, sobre o que é um site.

O que é Hospedar um Site?

Um site trata-se de um conjunto de arquivos (composto por imagens, textos, vídeos e códigos) que forma as páginas que são encontradas nas buscas pela internet.

Os arquivos dos sites são então lidos através de programas especializados, que são os navegadores, mas para isso eles devem estar armazenados em um local específico, que é um servidor.

O local de armazenamento de um site é o servidor, que tem um papel fundamental que o domínio de um site não possui, afinal ele é apenas o endereço eletrônico do site.

O servidor nada mais é do que um tipo de computador robusto que tem diversos recursos e um desempenho maior do que um computador normal.

A função o servidor é realizar a armazenagem de diferentes arquivos para que eles estejam disponíveis para serem acessados por outros computadores.

Isso é, justamente, o que significa hospedar um site, ou seja, deixar todos os arquivos dele dentro de um servidor para que ele possa ser acessado pelos usuários na internet.

Por isso é que é tão essencial a escolha de um bom serviço de hospedagem para permitir que o seu site funcione adequadamente na internet, com um bom espaço para armazenar todos os arquivos e com uma alta velocidade.

Para que serve hospedagem de sites?

Como mostrado no tópico anterior, a hospedagem de sites serve justamente para permitir que um site possa funcionar na internet, tendo seus arquivos todos armazenados em um grande servidor que o hospeda. Existem diversos tipos de hospedagem e cada uma dela possui tanto características como recursos diferenciados. Os recursos mais importantes de uma hospedagem de sites são:

• Armazenamento: é o limite de espaço disponível que o conteúdo de um site poderá utilizar dentro de um determinado servidor (quanto maior for a quantidade de arquivos do seu site, maior deverá ser o espaço de armazenamento do servidor)

• Transferência: é a quantidade de dados que pode ser transferida para a hospedagem dentro do período de um mês, ou seja, a velocidade para atualizar o site, para fazer o upload de um arquivo, etc.

• Domínios: o domínio nada mais é do que o endereço eletrônico do site na internet (ou URL), as hospedagens podem ter quantidades diferentes de domínios (quanto mais sites você pretende criar, mais domínios deverá ter)

Conclusão

Como você viu, saber o que é hospedar um site é essencial para entender como funciona o site dentro da internet, pois não basta apenas ter um domínio ou endereço eletrônico, é preciso que o site esteja armazenado em um local.

Neste texto, você pôde ver o que é uma hospedagem de site, conheceu para que ela serve e ainda viu alguns dos principais recursos que são diferenciais em um servidor e que devem ser considerados na hora da contratação de um serviço desse tipo.

Com isso, você poderá tomar a decisão de escolha do serviço de hospedagem do seu site de forma muito mais eficaz. Gostou do artigo de hoje sobre o que é hospedar um site?  Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que a SV Marketing possa ajudá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *