Como Realizar o Monitoramento de Redes Sociais | Quando foi a última vez que você clicou no Facebook ou Instagram e percorreu seu feed? Como você se sentiu? Foi vergonhoso ou você ficou agradavelmente surpreso?
Pode ser uma proposta assustadora analisar seu desempenho na mídia social, mas sem uma auditoria, não há espaço para melhorias. Então, como você começa? Que dados você deve rastrear? Que métricas são realmente importantes? Que metas você deve estabelecer?
Eu decompus alguns passos para ajudá-lo a medir cada aspecto de seu desempenho em mídia social. Quando terminar, você já terá uma imagem clara de cada um:
- O que está acontecendo com seu negócio on-line
- Como editar, ajustar ou atualizar os elementos necessários
- O que fazer para melhorar o desempenho
Além disso, veja como você pode usar essas informações para sobretaxar seus resultados.
Conteúdo
Como Realizar o Monitoramento de Redes Sociais?
Foi Lewis Carroll que escreveu: “Se você não sabe para onde vai, qualquer estrada o levará até lá”. Você não pode avançar produtivamente se não souber para onde vai e para fazer isso, você precisa saber onde esteve.
É aí que entram os dados qualitativos e quantitativos da mídia social. É uma revisão do compromisso, do conteúdo, da comunidade e de sua concorrência. Vamos nos aprofundar em como realizar o monitoramento de redes sociais.
Avalie cada canal
Vá a cada canal social e analise como ele está funcionando. Procure suas análises e insights para encontrar:
1. Desempenho pós-desempenho
- Engajamento: número de pessoas que participam da conversa
- Alcance: número total de pontos de vista únicos
- Impressões: quantas vezes seu conteúdo é exibido
- Cliques no site: número de cliques até o seu conteúdo
2. Compartilhamento de voz
Esta é a conversa que acontece dentro e ao redor de sua empresa versus a concorrência. A Moz oferece uma equação simples para identificar a participação da voz:
Publicidade de marca ($ ou #) / Total de publicidade de mercado ($ ou #) = Participação de voz
3. Tipos de Posts
Vídeo, imagens, texto – que tipo de conteúdo é melhor realizado em cada canal?
4. Conversões
Quantas pessoas clicaram em seu conteúdo de mídia social, se inscreveram e, em algum momento, se tornaram clientes?
Use o Google Analytics para encontrar esta informação. Entre em sua conta e vá até: Aquisição – Social – Conversões. Sem esse monitoramento de redes sociais, Você não conseguirá estabelecer um crescimento
Identifique seu canal principal
Depois de analisar cada canal, determine qual deles se destacou. Foi no YouTube, Instagram, Facebook? Anote o canal com melhor desempenho e quais padrões dos dados acima começam a surgir.
Por exemplo, se o YouTube é o seu melhor canal, qual conteúdo específico teve mais ressonância? Foi de forma longa, forma curta, dicas rápidas, como fazer? Esta é uma grande percepção das necessidades de seu público e seu apetite por seu conteúdo.
Ao passar por isso, não se deixe apanhar pela crença de que você tem que estar em todos os lugares e tudo para todos.
O número de usuários da mídia social ou a popularidade de qualquer rede social não importa. O que importa é onde seu público se encontra e onde está ativamente engajado.
Veja o seu conteúdo
Agora olhe seu conteúdo e como ele flui de um canal para o outro.
Por exemplo, se sua base doméstica é seu blog, então todo o conteúdo deve iniciar lá e fluir para cada um de seus canais sociais. Pergunte a si mesmo:
- Existe uma ordem natural e óbvia para como e onde seu conteúdo é compartilhado?
- Você segue um sistema ou processo que guia seu público para o próximo passo que você quer que ele tome?
- Seu conteúdo está conectado a todos os seus produtos ou serviços em uma ordem linear e sequencial?
- Seu conteúdo está diretamente alinhado ao que você é conhecido (expertise) e à sua solução (problema que você resolve)?
Se não, você terá uma coleção aleatória de conteúdo que não faz nada além de criar confusão na mente de seu público.
Reveja seus objetivos de mídia social
Você tem objetivos claramente definidos para as mídias sociais? Você os está capturando em um documento para uma revisão consistente? Se não, você está prestando um enorme desserviço à sua empresa.
Mais do que provável, você está fazendo suposições amplas, pensando (ou acreditando) que está no caminho certo. Na realidade, você não tem ideia de como seu desempenho está ajudando-o a atingir objetivos específicos.
Em vez disso, assuma o compromisso ao aprender como realizar o monitoramento de redes sociais. Aprenda como realizar o monitoramento de redes sociais com metas que apoiem seus objetivos empresariais de alto nível.
Aprofundar na Análise Competitiva
Para entender tanto sua concorrência quanto a motivação de seu público de mídia social, comece aqui:
- Veja os canais sociais de seus principais concorrentes, leia seus posts e comentários.
- Documente o que você vê: o que eles estão compartilhando, criando e dizendo sobre as mídias sociais?
- Como a marca, as mensagens e o tom deles fazem você se sentir?
- Como o público deles está interagindo com seu conteúdo?
Escolha 4 ou 5 concorrentes para começar. Isto lhe dará uma visão sólida do que seu (seu) público está ansioso para consumir e já está ativamente engajado com isso. Aprenda com o sucesso deles e use-o como motivação.
Tenha certeza de que suas métricas ainda são importantes
Ao observar o desempenho, preste atenção especial às suas métricas atuais. A mídia social move-se rapidamente, o que funcionou para você no ano passado ou mesmo no mês passado, pode não funcionar com base em seus objetivos atuais.
Mas não cometa o erro que tantos cometem e fique preso às métricas de vaidade “difusas” que fazem você se sentir bem, mas não impulsione seus negócios.
Ao invés disso, concentre-se nas métricas acionáveis que fazem a diferença em seu negócio.
Minha ferramenta favorita para rastrear métricas de mídia social é a SEMrush. Com seu Social Media Toolkit, você pode facilmente criar relatórios de arrastar e soltar, incluindo análise competitiva, engajamento social e desempenho geral.
Confira-o gratuitamente e adicione-o à sua estratégia diária de mídia social.
Conclusão
Da próxima vez que você sentir que a mídia social não está trabalhando para seu negócio, passe por este processo citado acima. É uma abertura de olhos!
Em vez de fazer suposições amplas que levam a uma visão distorcida e a más decisões, obtenha uma imagem clara do que realmente está acontecendo. Eu não prometo que a realização desta auditoria será sempre divertida, mas os insights serão inestimáveis!
Agora que você sabe como realizar o monitoramento de redes sociais, veja nossa página principal.