Aprenda a identificar o melhor momento para começar a investir em criptomoedas
As criptomoedas são uma forma de investimento que têm atraído cada vez mais o interesse de investidores dos mais variados perfis. Para quem ainda não investe, é necessário saber que, tão importante quanto considerar a escolha desses ativos, é preciso identificar criptomoedas seguras e aproveitar as melhores oportunidades para investir.
Lançadas no mercado em 2008, as moedas virtuais tiveram sua origem atrelada ao Bitcoin. Desde então, foram criadas inúmeras outras criptomoedas, com suas características e particularidades.
Conteúdo
As criptomoedas como estratégia de diversificação
Quando lançado, um bitcoin valia US$ 0,00764, hoje, a sua cotação é de US$ 23.809,60*. Existe uma grande variação nos valores das criptomoedas (volatilidade), e essa é uma das características mais importantes que devem ser consideradas na hora de investir.
Mas antes de entendermos as características das moedas digitais como ativo de investimento, vamos buscar compreender porque elas são uma boa estratégia de diversificação.
A diversificação é uma estratégia na qual o investidor aplica o seu dinheiro em diferentes ativos, de classes distintas, visando minimizar os riscos e aumentar as chances de ter uma boa rentabilidade.
Esse cuidado em diversificar é tão importante para o pequeno investidor quanto para os grandes investidores que têm profundo conhecimento do mercado. Por meio da estratégia, o interessado inclui ativos mais arriscados (de maneira calculada) sem que isso traga grandes riscos, criando um ambiente favorável para aumentar a rentabilidade.
Em outras palavras, a diversificação dos investimentos ajuda a trazer um equilíbrio para a carteira, harmonizando a rentabilidade e a exposição ao risco.
Considerando a imprevisibilidade do mercado, os investidores precisam buscar meios de compensar o desempenho ruim de alguns ativos com outras opções que apresentem uma performance melhor.
Nesse contexto, as criptomoedas são um produto de investimento que pode ser considerado uma alternativa interessante na diversificação de uma carteira de investimentos.
Identificando o melhor momento para investir
As criptomoedas são uma excelente alternativa de investimento, porém, antes de comprar o ativo, é importante saber que elas estão acompanhadas de risco. Por isso, o estudo e o preparo são indispensáveis.
Para identificar o melhor momento para investir, você precisa seguir um passo a passo que contempla cinco etapas principais. Confira.
1. Busque fontes confiáveis de informação
Quando se fala em criptomoedas, há muitas informações disponíveis na internet. No entanto, o investidor precisa ficar atento à qualidade e segurança dessas informações.
Consulte hubs de informações que tragam históricos de preços, dados específicos sobre cada moeda e notícias atualizadas sobre o mercado.
Antes de escolher um ativo específico, pesquise dados com calma, inclusive em sites internacionais.
2. Avalie os indicadores
Outro passo que deve ser dado antes de decidir pela compra dos ativos é a análise de indicadores.
Você pode avaliar a capitalização de mercado, o preço, a variação no preço, o volume negociado, a oferta em circulação, o volume sobre capitalização de mercado, entre outros.
Esses dados permitem avaliar aspectos como segurança, volatilidade e potencial da criptomoeda.
3. Analise projetos do seu interesse
As moedas digitais surgem a partir do desenvolvimento de projetos. Assim, a dica é que o interessado em adquirir determinado ativo pesquise mais a respeito da origem dos desenvolvedores daquela cripto, a reputação no mercado e o histórico.
4. Verifique onde os ativos são negociados
As criptomoedas são negociadas em corretoras. Depois de escolher a moeda digital que você deseja investir, verifique quais corretoras estão negociando a moeda e o posicionamento dessas corretoras no mercado.
De uma forma geral, as corretoras mais consolidadas no mercado têm um filtro mais rigoroso com relação aos ativos que serão negociados em seu ambiente. Isso pode ser uma camada de segurança extra para o investidor, porém, não é garantia total de afastamento dos riscos.
Se você escolher um ativo negociado em uma corretora com mais tempo de mercado, o risco poderá ser menor, porém, ainda existirá.
5. Defina a sua estratégia
Por fim, a última etapa é a definição da estratégia. A formatação de uma carteira de investimentos, a escolha dos ativos e o percentual de composição de cada ativo dentro da carteira demanda estudo, planejamento e estratégia.
Muitas pessoas consideram apenas o preço do ativo como critério de compra e venda. Entretanto, em ativos com grande volatilidade, é recomendado focar no longo prazo.
Isso porque o curto prazo é pouco relevante para quem deseja alcançar bons resultados. Nesse sentido, o preço não pode ser o principal definidor da escolha.
A escolha do produto deve considerar as expectativas do mercado e o potencial de ganhos no longo prazo. O investimento em moedas digitais precisa ser dosado, balanceando a carteira com inteligência a partir da análise do seu perfil de investidor e dos seus objetivos pessoais.
*cotação da moeda em 1 de fevereiro de 2023.