Confira nossas 5 dicas práticas para investir em CDB. Uma boa opção para quem busca a segurança da renda fixa e uma boa rentabilidade.
Investir em CDBs (Certificados de Depósito Bancário) é uma alternativa de renda fixa que combina segurança e boa rentabilidade. Com algumas estratégias, e escolhendo as opções de CDB certas, é possível potencializar os ganhos e alinhar os investimentos aos seus objetivos financeiros.
Neste artigo, vamos trazer 5 dicas práticas para extrair o máximo de seus investimentos em CDB. Você vai entender como funciona o investimento, quais são os tipos e as modalidades disponíveis e tirar todas as dúvidas sobre o tema.
Este conteúdo não é uma recomendação de investimento.
Conteúdo
Entenda o funcionamento de investir em CDB: tipos e modalidades disponíveis
CDBs são títulos de renda fixa emitidos por bancos como forma de financiar as suas operações. Quando o investidor compra um desses títulos, torna-se credor da instituição emissora e, em troca, é remunerado com o valor investido acrescido de juros no vencimento.
Quanto à rentabilidade, o CDB pode ser prefixado, pós-fixado ou híbrido. No CDB prefixado, o investidor sabe qual será a rentabilidade no momento do investimento.
É uma aplicação vantajosa quando a Selic está alta, mas há a expectativa de redução ao longo do tempo. Também é benéfico para quem busca um retorno mais previsível para os investimentos.
No CDB pós-fixado, por sua vez, a rentabilidade segue algum índice de mercado, como, por exemplo, o CDI, que acompanha de perto a variação da Selic. Assim, se esse índice aumenta, a rentabilidade do título é maior, enquanto se ele diminui, a rentabilidade do CDB também é reduzida.
Já o CDB híbrido é uma alternativa que combina uma taxa de juros prefixada com uma pós-fixada. Trata-se de uma opção interessante para quem quer proteger o investimento da inflação e manter o poder de compra.
Compare taxas de rentabilidade entre diferentes bancos e instituições
Existem CDBs emitidos por diversas instituições bancárias, e cada um tem características, rentabilidades e condições diferentes. Por isso, o ideal é fazer uma comparação entre as rentabilidades das diversas opções disponíveis no mercado antes de comprar o título, para confirmar que está fazendo a melhor escolha.
Verifique a cobertura do FGC e avalie a segurança do emissor
Outra dica para investir em CDB é levar em conta a segurança. O CDB conta com garantia de até R$ 250.000 do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), assegurando o ressarcimento ao investidor caso a instituição financeira que emitiu o título quebre.
É possível buscar um nível extra de proteção avaliando a segurança da instituição emissora. Para isso, cheque seu histórico e seus resultados antes de decidir comprar um título.
Escolha entre liquidez diária e prazos mais longos conforme sua necessidade
Também é preciso saber que existem CDBs de liquidez diária ou no vencimento. A primeira opção pode ser resgatada a qualquer momento, sendo ideal para a reserva de emergência, e a segunda só pode ser resgatada no vencimento do título, sendo mais indicada para quem quer construir patrimônio a longo prazo.
A escolha da modalidade de CDB mais adequada depende de seus objetivos financeiros e de suas necessidades.
Planeje o reinvestimento dos rendimentos para maximizar o retorno
Por fim, o mais indicado para quem investe em CDB é reinvestir os rendimentos do título para aumentar o retorno obtido. Essa é a melhor forma de alcançar bons resultados financeiros e acumular patrimônio a longo prazo.
Investir em CDB é consideravelmente seguro e pode ser bastante rentável, desde que sejam tomados alguns cuidados. Seguindo as dicas apresentadas neste artigo, as chances de obter resultados favoráveis com seus investimentos aumentam.
Credito imagem – freepik.com